sábado, 30 de novembro de 2013

O que é Inbound Marketing e seus benefícios

Você sabe o que é Inbound Marketing e quais são os seus benefícios?

A expressão pode não ser tão conhecida, mas as práticas de inbound marketing com certeza são muito empregadas. Essa estratégia consiste em gerar conteúdo e informações de valor para os consumidores e usuários da internet, ao invés de investir pesado em publicidade direta pelos recursos tradicionais, como anúncios, e-mail marketing, etc.

Isso pode ocorrer por intermédio de blogs, e-books, redes sociais, podcasts e outros geradores de conteúdo onde é possível indiretamente realizar propagandas e até mesmo coletar dados de pessoas que visitem determinada página, aplicativo, etc.

A metodologia do inbound marketing pode ser dividida em três fases distintas: 


- Ser encontrado: atrair tráfego
- Converter: converter o público leitor em leads (contato mais qualificado); converter seus leads em vendas; fidelizar seus clientes para aumentar a margem de venda;
- Analisar: analisar a estratégia para reiniciar o ciclo ou incrementá-lo

Um exemplo de Inbound Marketing na Prática

Para um melhor entendimento da estratégia do inbound marketing, vamos simular um possível projeto com essa estratégia de alcance de público:
Uma empresa mantém um blog para gerar conteúdo relevante para o público. Por conteúdo relevante se entende qualquer assunto que esteja dentro do nicho de atuação da empresa e que seja útil para os futuros clientes.
Todo esse conteúdo é trabalhado em cima de palavras-chave que possivelmente são buscadas pelos internautas que estão atrás desse conteúdo e/ou produto disponibilizado.
SEO é usado para melhorar o posicionamento do conteúdo e alcançar o maior número de pessoas possíveis
As redes sociais são usadas como ferramenta de fidelização e contato com leads

Por que optar pelo Inbound Marketing ao invés das técnicas convencionais?

Para responder essa pergunta, apresentamos alguns dados:

1 – Cerca de 90% dos usuários de internet fazem pesquisas online. O inbound marketing faz você aparecer para esses internautas.

2 – O custo de uma campanha inbound pode ser 50% menor do que uma campanha tradicional.

3 – Empreendimentos que mantenham conteúdo relevante aumentam em até 60% o seu tráfego, tendo a chance de fidelizar e engajar ainda mais clientes.

4 – Leitores que percebam a qualidade do seu conteúdo irão se tornar, informalmente, promotores da sua marca ao passar para frente a boa experiência. Lembrando que uma opinião na internet pode deixar de ser apenas uma opinião e se tornar um viral.

5 – As estratégias de inbound marketing trazem o público certeiro para a sua empresa: o contato se dará com quem já tem um interesse prévio no que você está apresentando, aumentando as taxas de conversão.

As novas formas de comunicação e de acesso à informação estão revolucionando a forma das empresas contatarem seus leads e fidelizarem seus clientes. Não fique para trás e invista você também no que há de novo no marketing e na publicidade.


Por: Ana Barbara Rossato

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