terça-feira, 29 de março de 2011

Trilhões em marcas


Tão facilmente podemos mensurar valores de bens materiais como máquinas, veículos ou até mesmo galpões, terrenos e imóveis em geral. Mas e quando se trata de uma marca, todo executivo está pronto para responder à uma oferta de mercado?
Muitas empresas já entenderam que os consumidores de hoje estão dispostos a pagar mais caro em produtos similares, desde que estes concirnam a marcas que lhes propiciem status ou qualquer outro diferencial tornando-os satisfeitos. Fácil então entender porque as marcas nas empresas são ativos que devem ser geridos minuciosamente.
Segundo o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2010 apresentado pela Brandz, a soma dos valores dessas presentes totaliza US$ 2.04 trilhões, consequência de um aumento de 40% nos últimos 5 anos.
Em destaque temos o setor da tecnologia, que se apoderou das quatro primeiras posições, uma tendência previsível considerando que cada dia mais cedo os jovens fazem uso de produtos eletrônicos e correlatos. Além disso, há um aumento da população da segunda juventude (terceira idade) que se propõe a fazer uso de alguns desses nossos modernos recursos, apesar de não ser o target do segmento. Essa é uma tendência dominante do século XXI, seja quando tratamos de B2B ou B2C, em outras palavras quero dizer que esta é uma categoria que tem grande presença em nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional
Assim como esperado, a Google manteve sua primeira posição sustentando um crescimento de 14% do valor da marca em relação ao ano anterior, o que pouco é quando comparado aos 200% de aumento dos últimos 5 anos. IBM, Apple e Microsoft são as empresas que conquistaram respectivamente a segunda, terceira e quarta posição.
As grandes marcas Visa e Mastercard de fato surpreenderam, onde ambas obtiveram crescimento acima de 50%, enquanto outras como Disney, Toyota, Porsche, Nokia e Intel despencaram em relação ao ano de 2009, mas de qualquer forma mantêm-se presentes entre as 100 mais valiosas.
Nesta  batalha subterfúgios materiais pouco valem quando temos evidenciado que atributos intangíveis são altamente relevantes no processo de reconhecimento do valor da marca, dentre eles é possível destacar a cultura, política, status oferecido, etc.
Para visualizarem o ranking acima mencionado, bem como seu relatório completo acessem o site da Brandz: http://www.brandz.com/ 


“A marca de uma empresa não pertence à empresa propriamente dita, e sim aos seus clientes”. (Autor desconhecido)

Obrigado !

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