sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A importância de uma identidade visual bem elaborada

Seres humanos são seres visuais. Todos os dias nós registramos diversas imagens, cores e referências visuais e, em algumas vezes, nem ao menos nos damos conta disso. Esse tipo de comunicação visual é tão importante para uma empresa quanto a sua experiência ou expertise no nicho em que atua. Será que você realmente cuida da sua identidade visual?
Todo negócio tem por base o seu nicho de atuação, o diferencial em relação à concorrência e um estilo a ser mostrado aos futuros clientes. A identidade visual de uma empresa é a síntese de todo o corpo e atuação da marca em um conjunto de dados visuais, que vão desde o logotipo até a papelaria escolhida.
Cada público-alvo tem uma linguagem própria, um desejo e um comportamento. A identidade visual irá conversar diretamente com esse público, atraindo-o a conhecer a empresa e fixando a marca em sua memória.
Para isso, cada detalhe da identidade visual é escolhido pensando em aliar o conteúdo da marca e o interesse do público. Cores, símbolos, tipografias, slogan... Tudo é pensado para gerar interesse e conversão de pessoas interessadas em clientes ativos. Uma boa identidade visual transmite a seriedade, o profissionalismo e passa confiança a quem procura aquele serviço. Em um mercado com tantas possibilidades e preços acirrados, uma marca que transmite conforto e segurança pode se diferenciar e se destacar no seu mercado de atuação.
A criação do manual de identidade visual
O profissional responsável pela elaboração e criação da identidade visual de uma empresa é o designer gráfico. Com um briefing detalhado, ele cria todo o conceito por detrás da identidade visual de acordo com o interesse da empresa.
O manual de identidade visual é, então, o documento principal sobre a configuração visual daquela empresa. Nele estarão explicadas as escolhas de letras, cores, formas, organização e outras informações fundamentais para padronizar os produtos gráficos das empresas, como logotipo, cartões, templates, blocos de nota, uniformes, etc.
Percebe-se a importância da identidade visual de uma empresa, embora tantas pessoas ainda considerem esse um fator supérfluo que pode ser deixado de lado. Entretanto, um impacto visual bem elaborado pode ser um freio para o olhar corrido de um cliente em busca de um produto, fazendo-o reparar na empresa em questão ao invés de passar batido sobre mais um anúncio.
Em tempos atuais, onde a internet amplia as opções de compra e cada vez mais acabamos querendo tudo de uma forma prática e rápida, a identidade visual bem desenvolvida de uma empresa pode ser um fator determinante para manter-se ativa e em crescimento. 

Por: Ana Barbara Rossato
Conte com a Finalité em seus projetos de Identidade Visual e Design Gráfico: 

(11) 2814-9295 (fixo)
(11) 9.8114-9826 (TIM)
http://finalite.com.br

finalite@finalite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário