quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estratégias de Otimização de Sites - SEO

Otimização de sites – SEO (Por Ana Barbara Rossato)

Fazer a otimização de sites para as ferramentas de busca é garantir que a página em questão será mostrada ao mundo. Uma busca realizada em Novembro de 2013 mostrou a existência de mais de 1.5 bilhões de páginas na web. Para o seu conteúdo sobressair em meio a tantas páginas, entender como funciona a posição de cada site como resposta às buscas é fundamental.

O nome desse processo é SEO – Search Engine Optimization. Baseia-se em construir um site visando um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Google e Yahoo estão no topo da lista e trabalham de forma bem parecida. Os mecanismos têm algoritmos próprios que irão definir como será a indexação das páginas da web. Entender o funcionamento desses algoritmos é a chave para definir a estratégia de montagem do site.

O post de hoje será um guia básico de tudo que compõe uma boa estratégia de SEO. Confira!

Passo 1 da otimização de sites: definição de palavras-chave
Palavras-chave são aquelas com busca relevante dentro da internet. “Otimização de sites”, por exemplo, é uma palavra chave. Faça uma seleção das palavras-chave que são interessantes ao público e que também sejam relacionadas ao seu conteúdo.

Passo 2 da otimização de sites: dados que aparecerão na busca

A apresentação padrão dos sites na busca é assim:


Essa apresentação chama-se snippet. Nele, encontramos o título, a URL e a meta description do site. O ideal é que a palavra-chave escolhida apareça nos três espaços (o exemplo traz “Firefox” como palavra-chave). Dentro do site é possível alterar todos esses espaços. É necessário cuidado com a URL, pois muitos sites colocam automaticamente o nome das páginas com números e letras e isso não contribui em nada para um melhor posicionamento. O ideal é sempre ter a palavra-chave em foco. A meta tem um espaço máximo de 155 caracteres e funciona como a chamada atrativa para o clique do internauta. Valorize a sua!

Passo 3 da otimização de sites: cuidar do conteúdo e da sua estrutura
A estrutura interna da página é tão importante quanto o seu conteúdo. Os algoritmos dos buscadores levam em consideração as taxas de rejeição do internauta (entrar e sair rápido da página) na hora de alocar cada site nas buscas. Por isso uma boa programação com tempo de resposta rápido, design intuitivo e páginas leves também são opções para melhorar a otimização de sites.

Na hora de pensar no seu conteúdo, se certifique que os textos serão de interesse do público e não apenas voltados para a otimização, cheio de palavras-chave ou com diversos links de saída. A relevância do seu site é também formada pelo bom retorno do público. Evite conteúdo plagiado (total ou parcialmente). Além de configurar crime, os mecanismos de busca reconhecem os textos mais antigos como “pioneiros” e, por isso, mais relevantes.

Aposte na palavra-chave também no conteúdo. Um texto de 400 palavras, por exemplo, deve apresentar a palavra-chave entre 5 e 7 vezes. Dessa forma os mecanismos de busca reconhecem que o texto é importante e voltado para o assunto em questão. Pode-se combinar também palavras-chave centrais e secundárias, como variações ou assuntos relacionados.

O número mínimo de palavras indicadas é de 300 para começar a ser considerado conteúdo de relevância.

Tags H1, H2, H3 são opções de HTML para destacar os subtítulos das páginas. Ao invés de colocar o seu subtítulo somente grifado, por exemplo, escolha colocar no código da página as tags em ordem de importância.

As imagens também podem ser otimizadas. Ao invés de você salvar um arquivo como “FOTO1.jpg” para uma imagem de bolo de chocolate para o seu site de receitas, por exemplo, escolha salvá-la como “receita-bolo-chocolate.jpg”. Outro fator importante é o ALT TEXT, o texto alternativo de uma imagem quando ela não pode ser aberta corretamente. Ao invés de deixar em branco, coloque a palavra-chave referente. Infelizmente os algoritmos ainda não interpretam a imagem em si, apenas essas indicações de suporte.

Por último, criar links de saída, que será explicado no tópico a seguir.

Passo 4 da otimização de sites: criação de links internos e externos
Linkar o seu texto com conteúdo relevante da internet pode potencializar a otimização dele. O indicado é estabelecer um nicho e focar nele. Se o seu site trata de marketing e você decide colocar links de sites de moda e gastronomia só para criar saídas, os mecanismos entenderão que há algo de errado ali.

O contrário também é verdadeiro: certifique-se que sites externos apontando para a sua página sejam de nichos e temáticas correlatas. Os buscadores querem saber se é interessante para os usuários receber o seu site como indicação, por isso a qualidade dos links que apontam para o seu site, a relevância dessa página, a quantidade de texto e toda a otimização dela também contará para a sua própria.


Os detalhes e a constância são as chaves para uma boa otimização de sites. Mas acima dos buscadores está o seu público-alvo, que será o principal receptor do seu conteúdo e que pode transformar o seu site em referência ou torná-lo mais um pequeno espaço no mar da web. Otimizar é necessário, porém cativar e fidelizar o público também o é!


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